Despensa

Cúrcuma
Colorida e poderosa!

Conhecida no Brasil como açafrão-da-terra (diferente do famoso açafrão italiano e espanhol, viu?), a cúrcuma traz cor e muita personalidade à diferentes tipos de preparações. Fica deliciosa nos arrozes – caso da galinhada. Mas não para por aí: fica maravilhosa nos grãos, como lentilha, grão-de-bico e ervilha seca. Também fica ótima com peixes e uma pitada nos ovos mexidos dá um toque exótico e diferente.

 

Se tiver sorte, pode encontrar por aí a raiz da cúrcuma, que é deliciosa, fresca e um pouco mais suave que o pó… Assim, a proporção fica: para cada colher (sopa) de cúrcuma em pó, use 2 colheres (sopa) de cúrcuma fresca, ralada como se fosse gengibre – as raízes são tão parecidas que podem confundir. Mas é só quebrar um pedacinho pra ver uma coloração amarelo-mostarda linda e esquecer qualquer outra raiz.

 

Um único cuidado: na hora de manusear, use luvas e uma tábua que já esteja manchadinha. Como o poder de coloração é forte, ela costuma ir “pintando” tudo por aí. Do mais, é aproveitar essa especiaria que ainda possui poderes antioxidantes e anti-inflamatórios.

 


Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.