Despensa

Abóbora japonesa
A cara do outono!

Com a chegada do outono – que eu amo, ficou fácil escolher o ingrediente da semana: a abóbora japonesa! Isso por ser muito versátil, ter uma cor linda e um sabor terroso, que é a cara da estação. Um luxo!

 

Escolhi a abóbora japonesa (também conhecida como cabotiá) por ter a polpa mais seca, ou seja, mais cremosa depois de cozida – incrível para as preparações típicas de outono, que pedem pratos com um pouquinho mais de sustância. Mas pra isso, tem que ser preparada da forma certa: assar ao invés de cozinhar faz com que fique muito mais saborosa e acentua os tais “sabores terrosos”. A segunda opção, dependendo do tipo de preparo, é cozinhar no vapor. Agora diretamente na água, só se a receita pedir… A abóbora perde bastante do sabor desta forma.

 

Uma última dica que é ótima pra quem não tem muita habilidade (ou tempo) é comprar a abóbora descascada e já cortada em cubinhos. O valor é bem acessível e economiza um montão de tempo. Agora, se você for mais conservador e quiser preparar à moda antiga, a melhor maneira é cozinhar em água fervente por uns 10 minutos, até amolecer ligeiramente a casca. Depois, é só descascar com um descascador de legumes e, com uma faca afiada, cortar em pedaços.

 

É só aproveitar essa estação deliciosa que vem por aí!


Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.