Garimpo

Categoria: Garimpo
Como montar uma tábua de frios
5 de novembro de 2015
tabua_frios

Adoro embutidos, mas dos artesanais, que fique bem claro: um tanto quanto válido falar sobre isso, em meio a uma bomba disparada pela OMS (organização mundial da saúde), condenando produtos como salsichas, bacon e outros embutidos.

 

Vou pela tangente, e você também deveria – não precisa abolir os produtos da vida, mas preze pelos produzidos de forma artesanal. Sabe a melhor maneira de distinguir um do outro? O artesanal normalmente se sabe do que foi feito, sem máscaras. Nada de descrições do tipo “partes de frango ou carne suína separadas mecanicamente”. E sim, costumam ser mais caros, como tudo que é melhor pra saúde. Isso sem falar no sabor, é claro.

 

Semana que vem estreia meu canal no Glamurama, e aproveitei o gancho pra falar deste tema, já que o assunto do primeiro vídeo é ensinar a montar uma tábua de embutidos artesanais, ou charcuterie, chérie – com detalhe pro sotaque maravilhoso que a gente tenta aplicar!

 

Em vias práticas: escolha uma tábua bonita e forre com um pedaço de papel-manteiga (que além de dar um acabamento bonitinho, protege a tábua).

Depois, selecione ao menos 3 tipos de embutido, e, na hora de arrumar, respeite a forma – não vale cortar pra caber na tábua, tá? Mas vale empilhar e dobrar delicadamente.

 

Para complementar os sabores e ainda decorar a tábua, aposte em conservas: pepininho, alcaparrão, cebola pérola, pickles e azeitonas funcionam muito bem! Arrume de um jeito bonito, quase poético, acompanhando o embutido que quiser combinar.

 

Na hora de servir, uma bela cesta de pão rústico combina às mil maravilhas e deixa tudo ainda mais lindo e delicioso. Sirva quentinho, levando ao forno preaquecido a 200 °C por cerca de 5 minutos. Para deixar a casca mais crocante, é só passar a mão umedecida com água por toda a superfície do pão.

 

Não deixe de acompanhar e seguir o canal, toda sexta-feira tem vídeo novinho no ar. Por uma mesa com mais beleza, minha gente!

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.