Receitas

Caramelos com flor de sal
Deliciosos, estes caramelos viram um simpático presente quando embalados em papel-manteiga.

Ingredientes

 

1 xícara (chá) de creme de leite fresco

75 g de manteiga sem sal cortada em cubos

1 ½ xícara (chá) de açúcar

¼ de xícara (chá) de xarope de glicose à base de milho

¼ de xícara (chá) de água

1 colher (chá) de flor de sal

óleo para untar

flor de sal para polvilhar

 

Modo de preparo

 

1. Com uma folha de papel-toalha, unte com óleo uma fôrma retangular de 20 x 30 cm. Corte um pedaço de papel-manteiga com a mesma medida e forre o fundo da fôrma. Reserve.

 

2. Leve ao fogo baixo uma panela pequena com o creme de leite, a manteiga e a colher (chá) de flor de sal. Quando ferver, desligue o fogo.

 

3. Encha um copo com água e reserve. Numa panela alta e de fundo largo junte o açúcar, a água e o xarope de glicose. Leve ao fogo baixo e, com cuidado, segure a panela pelas alças. Faça movimentos circulares para espalhar o calor: quando o caramelo estiver dourado claro, está no ponto.

 

4. Junte a mistura de creme de leite ao caramelo com cuidado para não se queimar: o doce começa a borbulhar e pode espirrar! Com uma colher de bambu, mexa sem parar e cozinhe por cerca de 15 minutos ou até atingir o ponto de bala mole – é só pingar um pouco do caramelo dentro do copo com água e retirar em seguida. Se formar uma bolinha macia, está no ponto.

 

5. Despeje o caramelo na fôrma e deixe esfriar por 12 horas em temperatura ambiente.

 

6. Transfira o caramelo (com o papel-manteiga por baixo) para uma tábua. Polvilhe flor de sal por cima e, com uma faca afiada, corte o caramelo em tiras e, as tiras, em retângulos, até dar o formato de bala.

 

7. Corte alguns retângulos de papel-manteiga e posicione cada bala no centro do papel. Cubra com as laterais e, para fazer o acabamento, torça as extremidades do papel. Transfira para um pote de fechamento hermético e consuma em até 1 semana.

 

 

 

 

 

 

 


icone Rendimento: cerca de 40 caramelos
Tempo de preparo: 25 minutos + 12 horas para o caramelo endurecer

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.