Receitas

Cuscuz marroquino festivo
Uma ótima opção de acompanhamento para os dias de festa – é só hidratar o cuscuz num caldo bem saboroso.

 

Para os tomates

Ingredientes

 

4 tomates tipo Débora maduros

5 dentes de alho

4 colheres (sopa) de azeite

2 colheres (sopa) de açúcar

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

Modo de preparo

 

1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).

 

2. Lave os tomates sob água corrente, seque bem e corte cada um ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em outras duas partes, também no sentido do comprimento. Com a lateral da lâmina da faca, amasse os dentes de alho pressionando contra a tábua.

 

3. Transfira os pedaços de tomate e os dentes de alho para uma assadeira. Regue cada um deles com azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

 

4. Polvilhe o açúcar por cima de cada tomate e leve ao forno preaquecido por cerca de 40 minutos, ou até estarem macios. Enquanto isso, prepare o caldo para o cuscuz.

 

 

Para o cuscuz

Ingredientes

 

1 cenoura

1 cebola

1 talo de salsão com as folhas

1 folha de louro

2 cravos-da-índia

2 xícaras (chá) de cuscuz marroquino

¼ de xícara (chá) de azeite

½ xícara (chá) de folhas de manjericão

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

 

Modo de preparo

 

1. Sob água corrente, lave bem a cenoura e o talo de salsão com as folhas. Corte a cenoura em 3 partes e o salsão em 2 metades.

 

2. Corte a cebola em metades, no sentido do comprimento. Corte a extremidade oposta ao bulbo e, com as mãos, puxe a casca. Prenda a folha de louro em uma das metades da cebola, usando os cravos-da-índia espetados para fixar.

 

3. Transfira os pedaços de cenoura, as metades de salsão e as metades de cebola para uma panela. Cubra com 1,5 litro de água, leve ao fogo médio e, quando começar a ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.

 

4. Desligue o fogo e com uma peneira, coe o caldo. Volte à panela 2 xícaras (chá) de caldo – congele o restante para usar em outra preparação. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto, junte o cuscuz marroquino e tampe a panela por 5 minutos.

 

5. Com um garfo, solte os grãos do cuscuz, regue com o azeite e junte os tomates assados. Misture delicadamente e salpique as folhas de manjericão.

 

6. Transfira para uma travessa bonita e sirva a seguir.

 

 


icone Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 50 minutos

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.