Receitas

Pappardelle com ragu de frango
Irresistível, é uma versão divertida, economômica e não menos saborosa do clássico, feito com ragu de pato.

Ingredientes

 

1 pacote de macarrão do tipo Pappardelle (ou outra massa longa de grano duro de sua preferencia)

4 sobrecoxas de frango com pele

1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de óleo

½ cebola grande fatiada em meia-lua

5 dentes de alho descascados

1 cenoura grande cortada em rodelas

½ xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço

1 ½ xícara (chá) de vinho tinto

1 xícara de água

2 folhas de louro

2 ramos de alecrim

½ colher (sopa) de páprica doce

½ xícara (chá) de folhas de salsinha

raspas de 1 limão siciliano

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

Modo de preparo

 

1. Lave as sobrecoxas em água corrente e, com um pano de prato limpo, seque bem. Transfira para uma tigela e tempere com sal, pimenta-do-reino moída na hora e raspas de limão.

 

2. Num prato fundo, coloque a farinha de trigo. Transfira as sobrecoxas temperadas e passe todos os lados pela farinha, pressionando bem com as mãos para retirar o excesso.

 

3. Leve ao fogo médio uma panela grande (que comporte os pedaços de frango sem sobrepor uns aos outros) com o óleo. Quando aquecer, coloque as sobrecoxas, no máximo 2 por vez, com a pele voltada para baixo e deixe dourar. Vire o frango e frite até ficar dourado. Transfira para um prato e cubra com papel-alumínio. Repita a operação até dourar todos os pedaços.

 

4. Descarte o excesso de óleo formado na panela e junte a cebola. Tempere com sal e refogue até murchar, cerca de 3 minutos. Junte os dentes de alho e refogue até perfumar.

 

5. Adicione à panela o vinho e, com uma espátula, raspe bem o douradinho do fundo (é onde está o sabor). Junte a água, as folhas de louro e os ramos de alecrim. Quando começar a ferver, acrescente as sobrecoxas e abaixe o fogo.

 

6. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, com a panela semitampada (conforme o líquido for secando complete com mais água, sem cobrir os pedaços de frango completamente). Depois de 25 minutos de cozimento, vire as sobrecoxas com uma pinça, junte as cenouras, as azeitonas e a páprica. Misture delicadamente e verifique o sabor: se necessário, tempere com mais sal e pimenta-do-reino moída na hora.

 

7. Encha uma panela grande com água e acrescente 1 colher (sopa) de sal. Leve ao fogo médio até ferver.

 

8. Desligue o fogo da panela com o ensopado e, com uma pinça, retire as sobrecoxas. Transfira para uma tigela e, com um garfo (e com cuidado para não se queimar), descarte a pele e desfie o frango em pedaços rústicos. Volte ao molho e reserve.

 

9. Junte o macarrão à panela com a água fervente e cozinhe por 1 minuto a menos do indicado na embalagem – isso garante uma massa “al dente”.

 

10. Escorra a massa e transfira para a panela com o molho. Junte a salsinha e misture delicadamente, até o macarrão estar completamente envolvido. Sirva a seguir, com queijo parmesão ralado na hora por cima.

 

 

 

 

 


icone Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.