Receitas

Salada de penne com pasta de pimentão
A deliciosa pasta de pimentão árabe, muhhamara, vira um ótimo molho pra salada de macarrão! Mas se preferir, dá pra comer pura, com torradinhas de pão sírio.

Ingredientes

 

2 ½ xícaras (chá) de macarrão do tipo penne (ou outra massa curta de sua preferência)

1 pimentão vermelho

¼ de xícara (chá) de nozes

1 colher (sopa) de farinha de rosca

1/2 cebola pequena picada fino

1 dente de alho picado fino

½ colher (sopa) de melaço de romã (ou mel)

1/2 colher (sopa) de caldo de limão

1/2 colher (chá) de cominho em pó

2 colheres (sopa) de azeite

sal e pimenta síria (opcional) a gosto

folhas de salsinha

 

Modo de Preparo

 

1. Com um garfo de churrasco, espete o pimentão. Acenda a chama média de uma das bocas do fogão e aproxime o legume do fogo. À medida que a casca for queimando, gire para que queime por igual, de todos os lados.

 

2. Transfira o pimentão para uma tigela e cubra com filme por 15 minutos – assim, fica mais fácil de descascar depois.

 

3. Enquanto isso, aproveite para preparar os demais ingredientes: leve uma frigideira ao fogo médio com as nozes e toste por 5 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo, transfira para um prato e deixe esfriar.

 

4. Leve uma frigideira ao fogo médio com 1 colher (sopa) de azeite. Quando aquecer, junte a cebola picada e refogue até ficar transparente. Junte o alho e mexa até perfumar. Desligue o fogo e reserve.

 

5. Descasque o pimentão, raspando a pele com a colher. Passe um pedaço de papel-toalha delicadamente no legume para retirar as sobras de pele queimada. Descarte o topo do pimentão, corte a polpa em metades e retire as sementes.

 

6. No copo do liquidificador acrescente as metades de pimentão, as nozes, o alho e a cebola refogados, a farinha de rosca, o xarope de romã, o caldo de limão, o cominho e o restante do azeite. Tempere com sal e pimenta síria e bata até formar uma pasta. Reserve.

 

7. Leve ao fogo médio uma panela com bastante água salgada e, quando começar a formar bolhas grandes, adicione o macarrão e cozinhe por 1 minuto a menos do indicado na embalagem.

 

8. Escorra a massa e misture à pasta de pimentão, ainda quente. Sirva a seguir, em temperatura ambiente, com as folhas de salsinha salpicadas ou leve a geladeira por 1 hora para uma salada fresquinha.


icone Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.