Receitas

Salada oriental de arroz integral
Prática e deliciosa, é uma ótima opção para dias em que uma salada (poderosa) resolve!

Para o molho

Ingredientes

 

¼ de xícara (chá) de óleo de gergelim torrado

2 colheres (sopa) de molho de soja

½ pimenta dedo-de-moça picada fino (para um molho menos apimentado, é só tirar as sementes)

caldo de meia laranja

 

Modo de preparo

 

Numa tigelinha, junte o óleo de gergelim, o molho de soja, a pimenta dedo-de-moça picada fino e o caldo de laranja. Bata com um garfo até ficar homogêneo e reserve.

 

 

Para a salada

Ingredientes

 

1 xícara (chá) de arroz integral do tipo cateto

2 ovos

1 abobrinha italiana

1 cenoura

1 pimentão vermelho

2 dentes de alho

¼ de xícara (chá) de amendoim torrado picado grosseiramente

3 colheres (sopa) de azeite

1 folha de louro

¼ de xícara (chá) de cebolinha fatiada fino

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

Modo de preparo

 

1. Na panela de pressão, coloque o arroz integral e complete com 2 ¾ de xícara (chá) de água. Junte a folha de louro, tempere com um pouco de sal, tampe a panela e leve ao fogo médio. Quando começar a apitar, conte 15 minutos, desligue o fogo e deixe o vapor sair naturalmente.

 

2. Enquanto o arroz cozinha, prepare os demais ingredientes: descasque a cenoura e passe pela parte grossa do ralador; passe pelo ralador também a abobrinha e os dentes de alho, separadamente. Descarte o topo e as sementes do pimentão e corte em metades, no sentido do comprimento. Fatie fino cada metade, formando tirinhas.

 

3. Leve ao fogo médio uma panela com água e os ovos. Quando começar a ferver, cozinhe por 6 minutos, escorra a água e complete com água fria (fica mais fácil descascar assim). Descasque os ovos e pique fino. Reserve.

 

4. Numa frigideira grande, coloque 2 colheres (sopa) de azeite e leve ao fogo baixo. Junte o pimentão em tirinhas, tempere com sal e refogue por cerca de 5 minutos, ou até ficar macio. Transfira para um pratinho e reserve.

 

5. Volte a frigideira ao fogo médio e regue com mais 1 colher (sopa) de azeite. Quando aquecer, junte o alho ralado e refogue até perfumar. Adicione a abobrinha e a cenoura ralada, tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora e refogue por cerca de 4 minutos ou até os legumes estarem macios mas ainda crocantes.

 

6. Transfira o refogado para uma tigela de servir bonita, acrescente o arroz cozido e misture. Junte metade dos ovos picados, metade do molho e misture delicadamente.

 

7. Arrume por cima o restante dos ovos picados, as tiras de pimentão refogado, o amendoim e salpique a cebolinha fresca picada fino. Sirva a seguir, com mais molho.


icone Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.